Política Estratégia
Jantar em Brasília marca início da reorganização da direita e centro-direita para 2026
12 governadores e líderes de seis partidos discutem estratégias para enfrentar Lula e definir candidatos à Presidência
20/08/2025 10h35
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Um encontro estratégico realizado na residência do presidente da federação União Brasil-PP, Antonio de Rueda, nesta terça-feira (19), em Brasília, marcou o pontapé inicial da direita e da centro-direita para a corrida presidencial de 2026. O jantar reuniu 12 governadores, presidentes nacionais de seis partidos e um contingente de senadores e deputados, incluindo nomes com ministérios no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Dois cenários estratégicos foram debatidos: a possibilidade de cada partido lançar seu próprio candidato, mantendo o apoio conjunto apenas no segundo turno, ou a formação de uma candidatura unificada da centro-direita já no primeiro turno, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como possível líder do bloco.

Entre os governadores presentes estavam Antonio Denarium (PP-RR), Cláudio Castro (PL-RJ), Eduardo Riedel (PP-MS), Gladson Cameli (PP-AC), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Jorginho Mello (PL-SC), Marcos Rocha (União Brasil-RO), Mauro Mendes (União Brasil-MT), Ratinho Jr. (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Wilson Lima (União Brasil-AM). Participaram ainda vice-governadores e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Os presidentes partidários presentes foram Antonio de Rueda (União Brasil), Baleia Rossi (MDB), Ciro Nogueira (PP), Marcos Pereira (Republicanos), Valdemar Costa Neto (PL) e Gilberto Kassab (PSD). O tom geral do encontro foi a necessidade de reorganização do campo anti-Lula, em um momento em que a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro já se consolida.

O jantar também teve a participação de Ciro Gomes, que sinaliza saída do PDT e ingresso no União Brasil, reforçando especulações sobre sua candidatura a presidente, vice ou governador do Ceará em 2026.

Segundo Ciro Nogueira (PP), o encontro representa um marco histórico: “Um dia o encontro de hoje será lembrado da mesma forma como quando Tancredo Neves se desincompatibilizou do governo de Minas Gerais. Hoje é um marco do fim de uma era e o começo de uma nova etapa da História do país”.

O evento no Lago Sul, área nobre de Brasília, sinaliza que a direita e a centro-direita começam a estruturar estratégias claras para enfrentar Lula, definindo alianças e possíveis candidatos com antecedência, enquanto o país se prepara para a eleição presidencial de 2026.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Poder 360