Saúde Mato Grosso do Sul
Hospital Regional de MS promove roda de conversa sobre amamentação no Agosto Dourado
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) realiza nesta quinta-feira (21), às 8h, no auditório Jacarandá, uma roda de conversa com mães sobr...
20/08/2025 18h57
Por: WK Notícias Fonte: Secom Mato Grosso do Sul

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) realiza nesta quinta-feira (21), às 8h, no auditório Jacarandá, uma roda de conversa com mães sobre o tema “Construindo sistemas de apoio sustentável em amamentação”, em alusão ao Agosto Dourado – mês dedicado à promoção do aleitamento materno.

Hospital Amigo da Criança desde 2003, o HRMS desenvolve rotineiramente ações de incentivo à amamentação, como rodas de conversa nos diferentes setores, visitas do Banco de Leite Humano às enfermarias e orientações individuais às gestantes.

A instituição também conta com dois ambulatórios específicos: o Ambulatório de Pré-Natal, onde as futuras mamães recebem acompanhamento e orientações antes do parto, e o Ambulatório de Aleitamento Materno, que atende mães após a alta hospitalar, auxiliando no manejo e em possíveis dificuldades durante a amamentação.

A enfermeira Juliana Leite, gerente da linha materno-infantil do HRMS, explica que as ações de incentivo à amamentação fazem parte da rotina da instituição.

“Nós temos rodas de conversa no alojamento conjunto, no ambulatório e na unidade neonatal, sempre reforçando a importância do aleitamento materno. O Banco de Leite também realiza visitas às enfermarias para identificar possíveis dificuldades e orientar as mães no manejo da amamentação. Além disso, trabalhamos com boas práticas de parto, seguindo as diretrizes do Hospital Amigo da Criança e do Cuidado Amigo da Mulher, sempre alinhados à Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância”, destacou Juliana.

O médico pediatra Haroldo Lins e Silva reforça os inúmeros benefícios do leite materno. "O leite materno é considerado padrão ouro na alimentação infantil porque oferece todos os nutrientes necessários para o bebê nos primeiros meses de vida, fortalecendo o sistema imunológico e aumentando o vínculo afetivo entre mãe e filho. Ele traz benefícios tanto para a saúde da criança quanto da mãe, reduzindo riscos de doenças infecciosas. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses e complementado até os dois anos ou mais. Toda criança deve receber esse alimento, que é o mais completo para essa fase da vida”, ressaltou.

Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS
Foto: Bruno Rezende/Secom/Arquivo