Uma nova vacina experimental, chamada ELI-002, desenvolvida pela empresa norte-americana Elicio Therapeutics, mostrou resultados promissores no tratamento de câncer de pâncreas e colorretal, sugerindo que é possível prolongar a sobrevida de pacientes de alto risco. O estudo, divulgado em 11 de agosto de 2025, revelou que 84% dos 25 participantes desenvolveram uma resposta imunológica capaz de combater tumores com mutações no gene KRAS.
Pacientes que apresentaram resposta imunológica robusta não tiveram recidiva do câncer durante quase 20 meses, enquanto aqueles com reação mais fraca apresentaram retorno da doença em apenas 3 meses. Os resultados, publicados na revista Nature Medicine, destacam que a vacina treina o sistema imunológico para identificar e atacar células cancerígenas específicas, utilizando a tecnologia anfífilos (AMP), que transporta os peptídeos mutantes para os linfonodos, onde as células T são ativadas.
O gene KRAS, responsável por controlar a divisão celular, quando mutado, promove o crescimento desordenado de células, sendo comum em 90% dos casos de câncer de pâncreas e 50% dos colorretais, conhecidos por sua alta agressividade e tendência à recidiva. No estudo, pacientes com forte resposta à vacina tiveram 88% menos chances de recorrência ou morte em comparação aos com reação fraca. Além disso, 24% eliminaram completamente sinais detectáveis de doença residual.
O imunizante também apresentou perfil de segurança favorável, sem efeitos adversos graves, e é padronizado, podendo ser aplicado sem necessidade de personalização, o que facilita a produção e aumenta a disponibilidade.
Segundo o oncologista Fernando Maluf, a ELI-002 representa um avanço significativo na oncologia, com potencial de aplicação em outros tumores que exibam mutações KRAS. A análise final da sobrevida livre de doença está prevista para o 4º trimestre de 2025, e deve confirmar a eficácia do tratamento.
A vacina surge como uma nova ferramenta terapêutica, oferecendo esperança para pacientes com alguns dos cânceres mais difíceis de tratar, combinando precisão, eficácia e segurança em uma abordagem inovadora.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Poder 360