Política Desmilitarizar
Lula transfere Abin para Casa Civil para desmilitarizar GSI
Petista quer desmilitarizar a agência responsável por informações estratégicas
10/02/2023 07h19 Atualizada há 3 anos
Por:
Lula e a campanha de “esvaziamento” do GSI

Ainda nesta semana, o governo Lula irá transferir a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para o Ministério da Casa Civil, de acordo com informações divulgadas pelo O Globo e Folha de São Paulo.

O serviço de inteligência será oficialmente colocado sob a alçada do ministro Rui Costa (PT) por meio de uma medida provisória que será publicada no Diário Oficial na sexta–feira (10).

Esta mudança se soma à campanha de “esvaziamento” do GSI desde a exoneração de cerca de uma centena de militares do órgão e a nomeação de outros no dia 8 de janeiro.

A ideia é que a estrutura seja comandada pelo ex-diretor-geral da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa, que comandou a instituição policial de 2007 a 2011. Lula quer desmilitarizar a agência responsável por informações estratégicas do governo federal, reduzindo o papel do GSI.

A pasta é a única do primeiro escalão que é comandada, na atual gestão, por um militar, o general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, que tem enfrentado críticas de dirigentes petistas e integrantes das Forças Armadas desde 8 de janeiro.