Saúde Dengue
Dengue e Chikungunya preocupam Mato Grosso do Sul com dezenas de mortes
Estado registra 7.928 casos confirmados de dengue e 7.086 de Chikungunya em 2025, e reforça vacinação de crianças e adolescentes
28/08/2025 10h23
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

Mato Grosso do Sul contabilizou, até a 34ª semana epidemiológica de 2025, 13.446 casos prováveis de dengue, dos quais 7.928 foram confirmados, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta segunda-feira (25). O documento registra 17 óbitos confirmados pela doença, enquanto outros sete casos ainda estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, cidades como Taquarussu, Alcinópolis, Caracol, Inocência, Ivinhema, Chapadão do Sul, Itaquiraí, Maracaju, Aquidauana, Dourados, Três Lagoas e Campo Grande apresentaram baixa incidência de casos confirmados, mas os óbitos ocorreram em municípios como Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande, sendo que seis vítimas possuíam comorbidades.

Em relação à vacinação, 181.578 doses já foram aplicadas na população-alvo, dentro das 241.030 doses recebidas pelo estado do Ministério da Saúde. O esquema vacinal contra a dengue prevê duas doses com intervalo de três meses, sendo recomendado para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações na população de 6 a 16 anos.

A SES também destaca o avanço da Chikungunya no estado, com 13.716 casos prováveis e 7.086 confirmados, incluindo 71 casos em gestantes. Foram registrados 16 óbitos, em municípios como Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia, Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi, sendo que 12 das vítimas possuíam comorbidades.

A Secretaria reforça a orientação para que a população não se automedique e procure atendimento em unidades de saúde do município ao apresentar sintomas de dengue ou Chikungunya.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.