Geral Polícia Civil - MS
Delegada da Polícia Civil do MS participa do III Encontro Técnico da RENORCRIM sobre o combate ao crime organizado
Curitiba, PR – De 26 a 28 de agosto de 2025, a capital paranaense foi palco do III Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de ...
28/08/2025 15h06
Por: WK Notícias Fonte: Polícia Civil - MS

Curitiba, PR – De 26 a 28 de agosto de 2025, a capital paranaense foi palco do III Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (RENORCRIM), um dos principais fóruns nacionais voltados à articulação de estratégias integradas no combate ao crime organizado. A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul foi representada pela Diretora do DRACCO, Deleagada Ana Claudia Medina, que além de participante do evento, colaborou ministrando a palestra “Transformando o produto do crime em ferramenta de Estado”.

Fruto de uma organização conjunta entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a Polícia Civil do Estado do Paraná (PCPR) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), o encontro reforça o compromisso institucional com a cooperação interagências e o fortalecimento da atuação integrada.

O evento foi realizado na Sede do Ministério Público do Estado do Paraná e na Escola Superior da Polícia Civil do Paraná, reunindo representantes das forças de segurança pública, do Ministério Público e do Poder Judiciário de todo o país.

Temas em destaque

Durante os três dias de programação, foram debatidos temas estratégicos e atuais, como: Cadeia de custódia e vestígios digitais; Uso da inteligência artificial na persecução penal; Recuperação de ativos e gestão patrimonial; Criptoativos e criminalidade econômica; Operações interagências e redes colaborativas; Parcerias com instituições bancárias e plataformas digitais na investigação criminal.

O evento foi direcionado a Delegados das Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas, Promotores de Justiça dos GAECOs e Juízes de Garantias ou de Varas Especializadas em Crime Organizado. De acordo com a Delegada Ana Claudia Medina, o III Encontro Técnico da RENORCRIM consolida-se como um espaço essencial para o intercâmbio de boas práticas, inovação institucional e fortalecimento da resposta estatal ao crime organizado, promovendo uma atuação mais eficaz, coordenada e inteligente em todo o território nacional.

*Com informações da assessoria do MJSP.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS