Saúde Site
Campo Grande inaugura plataforma online para acompanhar atendimento e leitos em UPAs e CRSs
A nova ferramenta permite que pacientes consultem tempo de espera, profissionais de plantão e disponibilidade de leitos em tempo real, garantindo mais transparência no atendimento
29/08/2025 14h49
Por: Tatiana Lemes
Foto: Divulgação/PMCG

A população de Campo Grande passa a contar com mais transparência nos atendimentos da rede de urgência e emergência com a implantação do Sistema de Gestão de Saúde (SiGS), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O sistema já está em funcionamento nas UPAs e CRSs e tem como objetivo modernizar e unificar o fluxo de informações das unidades.

Com o SiGS, os pacientes podem acessar em tempo real a média de espera para atendimento médico, a escala de profissionais de plantão e a disponibilidade de leitos e equipamentos, permitindo acompanhar toda a sua jornada dentro do serviço de saúde.

Segundo a secretária Rosana Leite, “o grande ganho está na transparência. O paciente saberá quanto tempo, em média, vai aguardar para ser atendido e quantos são os profissionais de plantão naquela unidade. Isso traz mais confiança e aproxima a população do serviço”.

O sistema também é um importante aliado dos gestores, fornecendo dados atualizados para planejar e aprimorar a qualidade do atendimento. Entre os recursos disponíveis estão gestão de leitos e pacientes, protocolo de classificação de risco padronizado e monitoramento da média de espera.

A coordenadora da rede de atenção à urgência e emergência, Ana Paula Cangussu, explica que a ferramenta “facilita a tomada de decisões, como, por exemplo, o envio de uma equipe móvel para reforçar o atendimento em uma unidade onde o fluxo está mais intenso”.

O SiGS pode ser acessado através da página principal da Prefeitura de Campo Grande, garantindo que moradores tenham acompanhamento transparente do funcionamento das unidades de saúde.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.