Política Julgamento
Flávio Bolsonaro afirma que ex-presidente não tem saúde para acompanhar julgamento no STF
Senador critica processo como manipulado e defende anistia ampla para Jair Bolsonaro
02/09/2025 11h53
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou nesta terça-feira (2) que o ex-presidente Jair Bolsonaro não acompanhou presencialmente o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) por questões de saúde. “Ele queria ir, mas, obviamente, não dá. Ele não está com saúde no momento para ficar lá bancando dez horas assistindo àquele teatro do Alexandre de Moraes com tudo já programado, manipulado, combinado”, afirmou Flávio a jornalistas no Senado.

O julgamento, conduzido pela Primeira Turma do STF, analisa a ação penal que acusa Bolsonaro e outros sete réus de suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O colegiado, formado pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin (presidente da turma), Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux, terá sessões extraordinárias nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.

Flávio Bolsonaro reforçou que o ex-presidente está “firme, mas indignado” com o processo, que considera manipulado desde o início. O senador também defendeu a aprovação de um projeto de anistia “ampla, geral e irrestrita”, cuja versão final deve ser apresentada nos próximos dias e discutida com líderes políticos, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Enquanto o julgamento ocorre no STF, Flávio participou de audiência na Comissão de Segurança Pública do Senado, presidida por ele. O colegiado ouviu, por videoconferência, Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do TSE durante a gestão de Moraes, denunciado pela Procuradoria-Geral da República por violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O senador enfatizou que a articulação política em torno da anistia e do apoio a Bolsonaro segue em andamento, enquanto o processo no STF se encaminha para suas fases decisivas.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações CNN