Meio ambiente Nova Ordem Mundial
Lula propõe liderança climática global a Biden
Os EUA vai dispor de R$ 50 milhões para o Fundo da Amazônia
11/02/2023 05h43 Atualizada há 3 anos
Por:
Lula: "alguma coisa temos que fazer para obrigar os países acatar decisões"

Após se reunir com o presidente Joe Biden na Casa Branca, Lula (PT) anunciou, na sexta-feira (10), que os Estados Unidos irão se juntar ao Fundo Amazônia, que já é financiado por Alemanha e Noruega para tomar conta da Amazônia.

Em um comunicado conjunto, os dois presidentes confirmaram um valor inicial previsto de US$ 50 milhões. Além disso, o comunicado destacou a importância de trabalhar pela paz na Ucrânia e reformar o Conselho de Segurança da ONU para ampliar os assentos permanentes.

Lula destacou a necessidade de países desenvolvidos apoiarem financeiramente países com grandes áreas de florestas preservadas, seja através do Fundo Amazônia ou de outros meios.

E, também falou da criação de uma organização multilateral para lidar com a governança climática global da Nova Ordem Mundial.

"Não sei qual é o fórum, não sei se na ONU, não sei se é no G20, não sei se é no G8, mas alguma coisa temos que fazer para obrigar os países, o nosso Congresso, os nossos empresários a acatar decisões que tomamos em nível global", declarou.