Política Eleições
Ciro Nogueira afirma que Bolsonaro só deve indicar candidato em 2026 e aponta Tarcísio como favorito da direita
Senador do PP reforça que ex-presidente não disputará eleição, filhos seguirão comando do pai e projeto de anistia ainda divide o Congresso
05/09/2025 10h37
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

O presidente nacional do PP (Progressistas), senador Ciro Nogueira (PI), afirmou nesta sexta-feira (5), em entrevista à Folha de S. Paulo, que Jair Bolsonaro (PL) só deve anunciar um nome para concorrer à Presidência em 2026. Segundo Nogueira, o ex-presidente, inelegível até 2030, “está consciente que não vão dar o direito a disputar a eleição”.

O senador destacou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), surge como o candidato mais competitivo da direita. “A única pessoa que não pode perder essa próxima eleição é o Bolsonaro, e ele não vai arriscar. Tire as conclusões. O Tarcísio é candidato, se tiver o apoio do Bolsonaro. O Lula nem disputa com o Tarcísio”, afirmou.

Nogueira também reforçou que os filhos de Bolsonaro terão de seguir a decisão do pai. “Tu acha que o Bolsonaro vai anunciar um candidato, aí o Eduardo vai ser candidato? O Flávio vai ser candidato? Não vai. Eu não tenho dúvida, vão obedecer o pai. O comando é do pai. O líder é ele”, disse.

Sobre o projeto de anistia para envolvidos no episódio do 8 de Janeiro, o senador disse que defende votação rápida na Câmara e depois no Senado, mas ressaltou que ainda não há texto fechado. A oposição trabalha com três versões, incluindo a reversão da inelegibilidade de Bolsonaro. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que não aceitará proposta que exclua o ex-presidente, enquanto o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), já indicou que apresentará texto alternativo que não seja barrado pelo STF ou considerado inconstitucional.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.