O Equador estreou os jogos de abertura da Copa do Mundo com uma vitória de 2 x 0, sobre os anfitriões do Catar, no estádio Al-Bayt.
O atacante, Enner Valencia, marcou os dois gols ainda no primeiro tempo, mas antes de abrir o placar balançou as redes numa das primeiras jogadas de perigo da partida, só que o lance foi anulado por impedimento após revisão do VAR.
Com os três gols que marcou em 2014, o atacante equatoriano acumula cinco gols em Mundiais, exatamente os cinco de seu país na história da competição.
Valencia foi substituído aos 30 minutos do segundo tempo, mancando levemente, aclamado pelos torcedores presentes no estádio. "Sofri uma leve pancada no joelho e no tornozelo. Os médicos vão me avaliar para ver o que tenho. Espero estar pronto e continuar ajudando minha equipe nesta Copa do Mundo", disse o jogador.
O Equador esfriou a festa do Catar, que pouco antes do jogo contou com a cerimônia de abertura sob a narração do ator americano, Morgan Freeman. É o primeiro país anfitrião a começar o Mundial perdendo o primeiro jogo.
A seleção equatoriana lidera o Grupo A, e espera o duelo entre Holanda e Senegal, que fecham a primeira rodada na segunda-feira, 21.
O Catar, em sua estreia em Copas do Mundo, terá que reagir nos próximos jogos se não quiser seguir os passos da África do Sul, que em 2010 foi o único anfitrião a ser eliminado na fase de grupos.
O Equador tem agora pela frente o maior desafio da fase de grupos, contra a Holanda na sexta-feira, dia 25, enquanto o Catar tentará se manter com chances de classificação no mesmo dia contra Senegal.