O Partido Progressista (PP), sob o comando de Tereza Cristina, está prestes a se consolidar como a maior força política de Mato Grosso do Sul. Com a filiação de novos prefeitos, incluindo seis que chegam junto com o governador Eduardo Riedel (PSDB), o partido alcançará 24 prefeituras, superando o PL, de Reinaldo Azambuja, que ficará com 23.
O movimento fortalece ainda mais o PP, que já liderava em número de eleitores graças a vitórias em Campo Grande e em grandes municípios. Agora, o partido ultrapassará a marca de 1 milhão de eleitores, em um Estado com 1,9 milhão de votantes. Entre as novas filiações, destaque para o prefeito Cassiano Maia, de Três Lagoas, terceiro maior colégio eleitoral do Estado, com 84 mil eleitores.
Enquanto isso, o PSDB enfrenta um esvaziamento histórico. Dos 44 prefeitos eleitos em 2024, o partido cairá para apenas 20, após perder 18 para o PL e seis para o PP. A legenda, contudo, ainda deve manter cerca de 400 mil eleitores, ficando na segunda colocação no ranking estadual.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Investiga MS