A Polícia Federal lançou na manhã desta quinta-feira (11) a operação WHITNEY, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas transnacional e em lavagem de capitais.
A ação mobilizou 40 policiais e cumpriu mandados em Campo Grande, Bonito, Bodoquena e Antônio João, mas os nomes dos investigados ainda não foram divulgados.
Segundo a PF, a operação é um desdobramento da Serra Nevada II, deflagrada em setembro de 2024, e concentrou-se na investigação do patrimônio ilícito acumulado pelos suspeitos. Foram identificados imóveis, veículos e fazendas registrados em nomes de familiares, empresas e terceiros, utilizados para camuflar a origem ilegal do dinheiro.
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens e valores estimados em R$ 50 milhões. Entre os bens apreendidos estão cerca de 20 veículos de luxo, aproximadamente 20 imóveis urbanos e rurais e duas fazendas avaliadas em R$ 15 milhões.
Na etapa anterior das investigações, a PF havia apreendido armas de fogo, tanques de combustível adaptados para ocultação de drogas e outros materiais que reforçam os indícios de crimes.
Os envolvidos podem responder por organização criminosa armada, tráfico internacional de entorpecentes e lavagem de capitais.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Investiga MS