O Ministério da Saúde decidiu estender a campanha de vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos até dezembro deste ano, com o objetivo de alcançar aproximadamente 7 milhões de pessoas que não se vacinaram entre os 9 e 14 anos, faixa etária considerada ideal para maior eficácia da imunização.
Para facilitar o acesso, a vacina está disponível em unidades básicas de saúde, escolas, universidades, ginásios esportivos e até shoppings. Até o início de setembro, mais de 115 mil adolescentes e jovens já haviam recebido a dose, com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais liderando o número de vacinados.
No público de 9 a 14 anos, a cobertura vacinal em 2024 chegou a 82% entre meninas e 67% entre meninos, muito acima da média global de 37%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde o ano passado, o Brasil adotou a dose única para essa faixa etária, enquanto grupos imunocomprometidos, usuários de PrEP e vítimas de violência sexual seguem com esquema de três doses.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Metrópoles