Cidades Segurança
Mato Grosso do Sul se torna estado “vigiado 24h” com 123 mil câmeras de segurança
Sistema da Polícia Militar revoluciona monitoramento, reforça combate ao crime e agiliza respostas em tempo real
01/10/2025 10h53
Por: Tatiana Lemes
Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul agora opera como um verdadeiro estado vigiado 24 horas por dia. Com 123 mil câmeras PTZ, em expansão para 129 mil, o videomonitoramento da Polícia Militar se consolida como uma das maiores redes de segurança digital do país, cobrindo praças, rodovias e pontos estratégicos de todo o estado.

Em Campo Grande, sete câmeras PTZ e oito câmeras OCR — que realizam leitura automática de placas de veículos — já estão ativas. Os trabalhos na capital começaram em 4 de agosto, proporcionando maior segurança e rapidez no acompanhamento de ocorrências.

A tecnologia é sustentada pela Infovia Digital, rede de fibra ótica que conecta 1.517 prédios públicos, incluindo escolas, órgãos de segurança e unidades de saúde. Para o governador Eduardo Riedel, a parceria público-privada foi essencial para criar uma infraestrutura digital robusta, garantindo integração total entre municípios e unidades de segurança.

O monitoramento na capital é feito pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) e pelo BPMRv (Batalhão de Polícia Militar Rodoviária), enquanto no interior o trabalho fica a cargo dos Comandos de Policiamento de Área (CPAs). A integração permite ação rápida, vigilância em tempo real e suporte imediato a investigações.

Segundo a Polícia Militar, o sistema já demonstra resultados concretos, como a recuperação de veículos furtados e roubados, prevenção de crimes e apoio em acidentes de trânsito e desaparecimentos. A ferramenta tecnológica coloca Mato Grosso do Sul na vanguarda do combate à criminalidade por meio da inovação digital.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Correio do Estado