O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), deflagrou nesta terça-feira (7) a Operação “Águas Turvas”, que investiga um esquema de fraudes em licitações e corrupção no município de Bonito, administrado pelo prefeito Josmail Rodrigues (PL).
A ação cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão em Bonito, Campo Grande, Terenos e Curitiba (PR). Segundo o MPMS, o grupo criminoso atuava desde 2021, simulando concorrência e direcionando contratos de obras e serviços de engenharia a empresas ligadas aos investigados.
De acordo com o Gecoc, agentes públicos e empresários estavam envolvidos no esquema, trocando informações privilegiadas e manipulando editais para garantir o sucesso das fraudes. Em troca, vantagens financeiras ilícitas eram repassadas aos servidores.
Os contratos apurados até o momento somam R$ 4,39 milhões, e a escolha do nome da operação faz referência ao contraste entre as “águas turvas” da corrupção e a imagem de Bonito, famosa por suas águas cristalinas.
As investigações seguem em andamento, e o Ministério Público não descarta novas fases da operação.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Investiga MS