O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta quinta-feira (23) que vai concorrer às eleições de 2026, em busca de um quarto mandato. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na Indonésia, onde o petista cumpre agenda diplomática ao lado do presidente Prabowo Subianto.
“Vou completar 80 anos, mas tenho a mesma energia de quando tinha 30. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou Lula, demonstrando confiança e disposição para permanecer no comando do país.
O presidente destacou ainda que se sente “preparado” para o desafio eleitoral, reforçando que seu atual mandato termina apenas no fim de 2026, mas que pretende manter a articulação política e ampliar a presença do Brasil no cenário internacional, especialmente no eixo asiático.
“Estou pronto para novas disputas e quero que a relação entre Brasil e Indonésia seja cada vez mais produtiva, trazendo mais empresários brasileiros para investir na região”, afirmou.
Até então, Lula havia apenas sinalizado a possibilidade de disputar novamente, condicionando a decisão ao seu estado de saúde. Agora, o petista oficializa sua intenção e se torna o principal nome da esquerda na corrida presidencial.
Com a confirmação, o anúncio de Lula reorganiza o tabuleiro político e deve acelerar as movimentações de aliados e adversários de olho em 2026.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles