Agro Alerta
Gripe Aviária atinge 8 países da fronteira com Brasil
País é o maior exportador de carne de frango do mundo
17/02/2023 07h31 Atualizada há 2 anos
Por:
A contaminação no Brasil poderia causar problemas na cadeia mundial

Países que fazem fronteira com o Brasil confirmam casos de gripe aviária, eventualmente, a disseminação da influenza aviária no Brasil, o maior exportador global desta proteína, poderia causar problemas na cadeia mundial de suprimentos de carne de frango.

Já são oito dos dez países fronteiriços que acusaram a doença: Colômbia, Peru, Venezuela, Bolívia, Uruguai, Argentina, Chile e Equador.

Uruguai e Argentina estão na fronteira com a Região Sul do Brasil que concentra cerca de 65% de toda produção brasileira, e a Bolívia faz fronteira com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, também estados brasileiros com grande produção de frango no país.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, não demonstra preocupação e afirmou que os casos na nações vizinhas não mudam a dinâmica das exportações brasileiras do setor, e o status livre da detecção da doença está mantido no mercado internacional.

Ele ainda disse que não existe nenhum caso de transmissão da doença pelo consumo de carne ou de ovos, e que a contaminação de animais para humanos é raríssima.

Segundo Fávaro, está esperando o registro de casos no Brasil para adotar medidas de contenção interna do vírus causador da doença. Ele não trabalha com prevenção. 

“Se por acaso entrar a doença no país, o serviço veterinário oficial dos estados já entra com ações de bloqueio da área e outras ações previstas dentro do plano são executadas em um raio de 10 quilômetros da detecção”, declarou.