Política Taxa esgoto
Vereadores de Campo Grande votam redução da taxa de esgoto e outros projetos polêmicos
Sessão desta quinta-feira debate cortes para famílias de baixa renda, exploração comercial de pontos de ônibus e inclusão de produtos do cerrado na merenda escolar
27/10/2025 10h51
Por: Tatiana Lemes
Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza nesta quinta-feira (30) a votação de projetos que podem impactar diretamente a vida dos moradores da Capital, após o feriado do Dia do Servidor Público, na terça-feira (28).

O destaque é a proposta do vereador André Salineiro (PL), que prevê a redução da taxa de esgoto para famílias de baixa renda que já pagam a tarifa social de abastecimento de água e esgoto. Atualmente, a base de cálculo da taxa é de 70% sobre o consumo de água; o projeto propõe reduzir para 50%, com o objetivo de aliviar o bolso das famílias mais vulneráveis.

Outro projeto em pauta, de autoria do vereador Ronilço Guerreiro (Podemos), trata da exploração comercial de propaganda em pontos de ônibus de Campo Grande. A proposta permite que associações de moradores e organizações comunitárias administrem os espaços, cuidando da manutenção, limpeza e gestão dos contratos comerciais em troca da exploração dos anúncios.

Também será votado o projeto do vereador Marquinhos Trad (PSD) que denomina a área localizada na Rua Aurélio Leonardo de Souza, esquina com a Rua Joaquim Inácio de Souza e Rua Monte das Oliveiras, no Bairro Center Park, como ‘Praça Leonildo José Oliveira de Souza’.

Além das votações, a vereadora Luiza Ribeiro (PT) solicitou a participação da conselheira fiscal do Instituto Pantanal Sul, Fernanda Teixeira, para usar a tribuna e defender a inclusão de produtos do extrativismo vegetal e nativos do cerrado na merenda escolar, reforçando a valorização de produtores locais e a sustentabilidade.

A sessão desta quinta promete debates acalorados, considerando os impactos diretos das propostas no bolso da população e na gestão urbana da Capital.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.