O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece tecnicamente empatado com seus principais adversários em simulações de segundo turno da corrida presidencial de 2026, segundo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (27).
No cenário em que Lula enfrentaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o atual chefe do Executivo soma 44,9% das intenções de votos, contra 41,6% de Bolsonaro. A diferença está dentro da margem de erro, de 2,2 pontos percentuais, indicando um empate técnico. Brancos, nulos e eleitores indecisos somam 13,4%.
Em um confronto com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula mantém 44,7%, enquanto Michelle alcança 41,6%. Outros 13,7% do eleitorado optariam por branco, nulo ou não votariam em nenhum dos candidatos, ou não souberam opinar.
No duelo contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente lidera com 44,9% das intenções, frente a 40,9% do adversário. Brancos, nulos e eleitores que não optariam por nenhum candidato somam 8%, enquanto 6,2% não souberam ou não opinaram.
O único cenário em que Lula aparece com vantagem clara é contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 46,7% a 37%. Neste caso, 10,4% dos entrevistados votariam branco, nulo ou não votariam em nenhum dos dois, e 5,8% não souberam ou não opinaram.
Foram entrevistados 2.020 eleitores em todo o Brasil entre os dias 21 e 24 de outubro, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações CNN