Governadores de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiram, em reunião virtual realizada na manhã de quarta-feira (29), intensificar esforços para aprovar um projeto de lei que enquadra o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas.
A iniciativa é coordenada pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), que organiza uma comitiva de gestores estaduais para se reunir com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), nesta quinta-feira (30), às 18h.
O projeto visa equiparar ao terrorismo ações de facções e milícias, como a dominação de territórios e ataques a serviços públicos, e prevê penas mais severas para os envolvidos.
Durante o encontro, os governadores também discutirão ações conjuntas de segurança, incluindo compartilhamento de recursos e reforço de efetivo policial e inteligência entre os estados.
“Nossa proposta é que os governos disponibilizem homens de suas polícias, tanto na inteligência quanto na operação, para apoiar o Rio de Janeiro. O combate ao crime organizado não pode ter fronteiras. É uma responsabilidade de todos”, declarou Jorginho Mello.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações CNN