Os governos de Mato Grosso do Sul e São Paulo firmaram, nesta terça-feira (4), um protocolo de intenções para cooperação mútua em ações voltadas à agenda climática e ao desenvolvimento sustentável. O acordo foi assinado durante o evento “Summit Agenda SP+Verde”, em São Paulo, com a presença dos governadores Eduardo Riedel e Tarcísio de Freitas.
O documento estabelece diretrizes de colaboração entre os estados em áreas como prevenção e combate a incêndios, restauração ecológica, infraestrutura verde, integração logística e intercâmbio técnico. A parceria busca fortalecer a resiliência climática, reduzir emissões, conservar a biodiversidade e promover a restauração de áreas degradadas.
Durante o evento, Riedel destacou que a união entre os estados reflete o compromisso com o futuro sustentável do país. “Assinei com o governador Tarcísio um convênio abrangente em diversas áreas de interesse comum, como infraestrutura, preservação e combate a incêndios. Foi uma discussão muito produtiva, especialmente sobre temas como energia renovável, florestas plantadas e captura de carbono”, afirmou.
O Summit Agenda SP+Verde, promovido pelo Governo e Prefeitura de São Paulo em parceria com a USP, funciona como uma prévia da COP, reunindo lideranças para debater economia verde, transição energética, justiça climática e sustentabilidade.
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, ressaltou o protagonismo de Mato Grosso do Sul em iniciativas ambientais. “Estamos felizes em estreitar a relação com o Estado, especialmente nas áreas de biometano, biocombustíveis e restauração florestal”, afirmou.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também elogiou a parceria e a gestão de Riedel. “Nos espelhamos nas ações de Mato Grosso do Sul, que alia responsabilidade fiscal e compromisso ambiental”, declarou.
Com o novo acordo, os dois estados reforçam o alinhamento estratégico em favor de um modelo de desenvolvimento mais verde, integrado e sustentável, com foco em soluções conjuntas para os desafios climáticos do país.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.