Mato Grosso do Sul já contabiliza 13.534 casos prováveis de dengue, sendo 8.272 confirmados, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (4). O documento, referente à 44ª semana epidemiológica de 2025, aponta ainda 18 mortes confirmadas pela doença e outras 7 em investigação.
Entre os municípios com maior número de óbitos estão Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Aquidauana, Iguatemi, Itaquiraí, Miranda, Ribas do Rio Pardo, entre outros. Das vítimas, sete possuíam comorbidades, o que pode ter agravado o quadro clínico. Já Caracol, Bonito e Dourados registraram baixa incidência de novos casos nas últimas duas semanas.
De acordo com a SES, 188.875 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas no Estado. Mato Grosso do Sul recebeu até o momento 241.030 doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O esquema vacinal é feito em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e é indicado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária com maior risco de hospitalização.
O boletim também mostra aumento nos casos de Chikungunya, com 13.695 registros prováveis e 7.525 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Há ainda 74 casos em gestantes e 16 mortes confirmadas em cidades como Dourados, Sidrolândia, Maracaju, Vicentina, Fátima do Sul e Iguatemi.
Entre as vítimas, 12 possuíam comorbidades. A SES reforça o alerta à população para evitar a automedicação e procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.