O município de Mirim Doce, em Santa Catarina, deve ganhar o título de Capital Nacional do Melhor Arroz. O reconhecimento se origina do Projeto de Lei (PL) 3.037/2023 , que foi aprovado na Comissão de Agricultura (CRA) na quarta-feira (3) e segue para sanção presidencial.
A proposta, oriunda Câmara dos Deputados, teve parecer favorável do senador Jorge Seif (PL-SC).
Localizado no Alto Vale do Itajaí, o município catarinense de Mirim Doce possui cerca de 2,2 mil habitantes, que têm no cultivo de arroz uma de suas principais atividades econômicas.
Em audiência pública na cidade em novembro, o prefeito Bernardo Peron e o presidente da Câmara de Vereadores, Elesio Borghesan, destacaram a longa tradição de mais de 70 anos em cultivo de arroz e a excelência da produção local, que é majoritariamente baseada na agricultura familiar e em técnicas de irrigação históricas.
Os participantes enfatizaram que a obtenção do título vai além do simbolismo, e servirá como um instrumento político vital para garantir visibilidade, investimentos e acesso a programas federais para a cidade e seus produtores.
Para Jorge Seif, o arroz de Mirim Doce é o resultado do trabalho duro, da dedicação e da paixão de inúmeras famílias de produtores.
— Temos a convicção de que conferir a Mirim Doce o título de Capital Nacional do Melhor Arroz é uma forma de celebrar não só a qualidade do produto, mas também a força da agricultura local e as práticas sustentáveis que cuidam da terra e melhoram a vida da comunidade — avaliou o relator.
A comissão também aprovou requerimento (REQ 52/2025 - CRA) do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) para a promoção de audiência pública para debater o PL 77/2020. O projeto confere ao município de Medicilândia (PA) o título de Capital Nacional do Cacau.