Política Governo Lula
Servidores federais pedem aumento de 13,5%, Lula oferece 7,8%
"Esse esforço ainda está aquém do possível, porque há espaço no orçamento" - Fonacate
25/02/2023 10h19 Atualizada há 3 anos
Por:
Lula propõe aumento de apenas 7,8% aos servidores federais

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs um aumento de 7,8% aos servidores públicos federais, porém foi rejeitado pelos representantes dos servidores do Poder Executivo. 

Na sexta-feira (24), o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) apresentaram uma contraproposta de reajuste salarial para as categorias, com um pedido de aumento de 13,5% a partir de março deste ano, a poucos dias da retomada das negociações dos servidores como integrantes do governo federal.

“Mas, as entidades de âmbito federal do Fórum consideram que esse esforço ainda está aquém do possível, porque há espaço no orçamento para avançar um pouco mais do que os 7,8% propostos. Então, vamos apresentar uma contraposta ao governo federal para que seja utilizado todo o recurso orçamentário disponível”.

“Os servidores estão muito ansiosos aguardando o desfecho dessa negociação, que nós esperamos que não se estenda além de meados de março”, destacou o presidente do Fonacate, Rudinei Marques.

A próxima reunião para o debate de propostas junto ao governo será na terça-feira, dia 28 de fevereiro, pela manhã.

 

A negociação vem sendo conduzida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviço Público.

O documento sobre o reajuste salarial de 7,8% foi enviado na noite de quinta-feira (16) aos sindicatos que representam as categorias do Poder Executivo e tem assinatura do Secretário de Gestão de Pessoas, Sérgio Mendonça.

A proposta também inclui um aumento no vale-alimentação, que passaria de R$ 458 para R$ 658.