Economia Desgovernando o País
Lula critica distribuição de dividendos anunciados pela Petrobras
Os dividendos é uma forma do investidor adquirir liberdade financeira
04/03/2023 05h12 Atualizada há 3 anos
Por:
Lula só deixou de falar que o Governo vai receber o lucro da Petrobras

Sem tino empreendedor, Luiz Inácio Lula da Silva criticou fortemente a distribuição de dividendos pela Petrobras, afirmando que a estatal deveria ser uma empresa de desenvolvimento para o país, e não apenas um distribuidor de lucros.

Lula deixa claro que não entende nenhum pouco como funciona o lucro de capitais distribuidos pelas empresas, cadastradas na Bolsa de Valores, pois é uma forma do acionista investir na empresa, que contribui para o crescimento da mesma, e esta, deixa de pegar empréstimos do Governo e beneficia seus invetidores com um percentual na distribuição de lucros, mas o petista não sabe como funciona toda essa engrenagem. O que ele quer mesmo é escravizar a população com migalhas do Bolsa Família.

“Nós não podemos aceitar a ideia da notícia de hoje, a Petrobras entregou de dividendos mais de 215 bilhões de reais, quando ela deveria ter investido metade no crescimento econômico desse país, na indústria brasileira, na indústria naval, na indústria de óleo e gás”, disse o presidente em cerimônia de lançamento do novo programa Bolsa Família, que vai excluir famílias do Bolsa Família, no Palácio do Planalto.

Dia 1º, a Petrobras anunciou dividendos de 35,8 bilhões de reais referentes ao quarto trimestre de 2022, somando-se aos montantes de trimestres anteriores, o total de dividendos de petroleira referentes a 2022 pode alcançar a casa dos 215 bilhões de reais.

Lula só deixou de falar que a União é acionista majoritária da Petrobras, e recebe grande parte dos dividendos [lucro] da companhia. Ele só não quer que a população descubra esse método de obter independência financeira, sem depender de programas sociais. Na verdade, o petista deveria incentivar a educação financeira no país, já que existe ações a partir de R$ 0,98.

O petista afirmou que a Petrobras deveria investir mais em desenvolvimento, particularmente na indústria brasileira, na indústria naval e na indústria de óleo e gás. Ele acusou a empresa de ter investido “quase nada” e criticou a ênfase na exportação de petróleo cru, em detrimento do desenvolvimento do país.

Para ele, a refinaria apenas "agraciou" com doações aos acionistas. Isso não existe. Já que é a distribuição de lucros, onde os investidores aplicaram seus recursos na Petrobras para depois receber os dividendos, e qualquer declaração negativa de Lula faz com que as ações despencam causando prejuízo para ambos os lados.

“A Petrobras, ao invés de investir, resolveu agraciar os acionistas minoritários com 215 bilhões… E quanto foi o investimento da Petrobras? Quase nada! Porque a Petrobras, que no nosso tempo era uma empresa de desenvolvimento desse país, agora é uma empresa exportadora de óleo cru. Não foi para isso que nós descobrimos o pré-sal!”, disse Lula.

Embora a Petrobras tenha registrado lucro líquido recorde de 188,3 bilhões de reais em 2022, alta de 77% em relação ao ano anterior, principalmente devido à alta dos preços do petróleo Brent, a empresa está sendo criticada por seu foco em distribuir lucros, em vez de investir no desenvolvimento do país.

O Conselho de Administração sugeriu que os acionistas avaliem a criação de uma Reserva Estatutária para reter até 6,5 bilhões de reais do resultado do exercício social de 2022, mas a finalidade dessa reserva ainda não foi definida.