Os milhares de buracos espalhados pelas ruas de Campo Grande e as constantes reclamações da população dominaram uma reunião realizada nesta terça-feira (23) entre vereadores da Câmara Municipal e o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), André Brandão. O encontro foi marcado por cobranças dos parlamentares, que relataram a insatisfação dos moradores com as condições da malha viária e a demora na execução dos serviços de recuperação das vias.
Promovida pela Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos, a reunião teve como foco discutir alternativas para acelerar os serviços de manutenção urbana e apresentar soluções para uma demanda que se tornou uma das principais queixas dos campo-grandenses.
Há cerca de 20 dias à frente da Sisep, André Brandão afirmou que uma das prioridades da gestão é ampliar o trabalho de tapa-buracos. Segundo ele, quando assumiu a secretaria, eram realizados aproximadamente 450 reparos por dia. Atualmente, o número já alcança cerca de 800 operações diárias. O secretário também informou que a prefeitura pretende ampliar as equipes de trabalho a partir da primeira quinzena de julho, quando uma estrutura própria deverá entrar em operação.
Apesar do aumento na produtividade, Brandão reconheceu que a demanda acumulada ainda é grande. Atualmente, apenas três regiões da cidade estão recebendo os serviços de tapa-buracos, enquanto outras quatro aguardam solução para entraves judiciais que impedem a execução dos trabalhos.
Durante a reunião, foi informado que a operação de tapa-buracos consome cerca de R$ 6,8 milhões por mês. O secretário ressaltou que novos investimentos serão necessários para acelerar a recuperação das vias, especialmente diante do agravamento dos danos registrados nos últimos meses.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Papy, afirmou que a situação exige medidas urgentes e destacou que a população cobra respostas imediatas. Segundo ele, a atual crise é reflexo da interrupção de pagamentos relacionados aos serviços de tapa-buracos ocorrida em 2025, o que impactou diretamente a manutenção das ruas da Capital.
Além das cobranças ao Executivo, a Câmara reforçou sua atuação fiscalizadora. Durante a sessão ordinária realizada após a reunião, os vereadores aprovaram três requerimentos exigindo documentos e informações detalhadas sobre contratos, aditivos e fiscalização dos serviços de tapa-buracos executados no município. A intenção é dar transparência aos gastos públicos e esclarecer à população como estão sendo aplicados os recursos destinados à recuperação das vias.
Os parlamentares solicitaram cópias integrais de contratos, editais, termos de referência e documentos relacionados à execução dos serviços, incluindo informações sobre a empresa responsável pelas obras. Conforme destacou o presidente da Casa de Leis, o objetivo é garantir que a população tenha acesso às informações e acompanhar de perto a aplicação dos recursos públicos.
Além das discussões sobre infraestrutura, os vereadores aprovaram 13 projetos durante a sessão. Entre eles, está a criação do Programa Municipal de Acompanhamento Pós-Alta Hospitalar, que prevê assistência médica, psicológica e social aos pacientes após a saída dos hospitais, além de homenagens, denominações de praças e alterações em normas legislativas.
A expectativa agora é que as medidas anunciadas pela Sisep e a ampliação das equipes tragam resultados concretos nos próximos meses. Enquanto isso, a Câmara promete manter a pressão e acompanhar de perto os trabalhos para garantir respostas à população que convive diariamente com os prejuízos causados pelos buracos nas ruas da Capital.