Política Venezuela
Mônica Valente em Encontro do Foro de São Paulo com Maduro, na Venezuela
Venezuela, Colômbia, Cuba, Argentina e PCC são prioridades do petista, Lula
23/11/2022 16h28 Atualizada há 3 anos
Por:
Maduro em Encontro do Foro de São Paulo

Antes mesmo de assumir o mandato, Luís Inácio Lula da Silva (PT), enviou sua representante das Relações Exteriores, Mônica Valente, e a reitora da Universidade Internacional de Comunicações, Tania Díaz, para realizar o Encontro do Foro de São Paulo em Caracas, na Venezuela, com o seu amigo Nicolás Maduro, nos dias 18 e 19 deste mês.

Traçar uma estratégia de trabalho e avaliar os cenários internacionais relacionados a conflitos e mudanças de governos na América Latina foi o tema discutido entre 22 países, representantes de partidos da esquerda, na sede da Universidade Internacional de Comunicação.

E, não para por aí, os próximos eventos serão realizados na Colômbia, Cuba, Argentina e também, deve acontecer o Encontro Internacional de publicações de partidos e movimentos de esquerda promovidos pelo Partido Comunista de Cuba (PCC), segundo Mônica Valente.

Maduro, radiante com o retorno de Lula, postou em suas redes sociais, dizendo que “O Fórum de São Paulo representa a esperança e a maior trincheira de luta das forças, movimentos, grupos e partidos políticos da América Latina, do Caribe e do mundo. A partir de agora, nos preparamos para traçar uma estratégia de trabalho para nosso próximo encontro”.

Já o vice-presidente de Assuntos Internacionais do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Adán Chávez, destacou que o "Foro de São Paulo tem permitido avançar na integração e unidade dos povos".

Dentre os documentos aprovados, está uma nota pedindo a libertação do enviado especial da Venezuela, Alex Saab, que se encontra preso nos Estados Unidos.

Países que foram à Venezuela

Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Palestina, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Itália, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico. República Dominicana e Uruguai.

 

Próximos eventos da cúpula petista

Colômbia/Bogotá: próximo encontro petista, sem data divulgada.

Cuba: homenagem ao cubano José Martí, no dia 28 de janeiro

Argentina/Buenos Aires: Simpósio sobre a integração latino-americana e caribenha na capital argentina, no contexto da Cúpula de Líderes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)

PCC: 10 a 12 de fevereiro, será o 1º Encontro Internacional de publicações de partidos e movimentos de esquerda promovidos pelo Partido Comunista de Cuba (PCC)

 

Quem é Alex Saab?

Em junho de 2020, Alex Saab foi detido quando viajava para o Irã, a fim de negociar ouro em troca de combustível para a Venezuela. Numa escala para abastecer a aeronave na ilha de Cabo Verde, o empresário foi preso, acusado de lavagem de dinheiro e corrupção.

Saab está preso em Miami desde outubro de 2021, acusado de lavagem de dinheiro. Em audiência nos Estados Unidos, o ex-diplomata colombo-venezuelano, Alex Saab admitiu ter cooperado de maneira "pró-ativa" entre 2018 e 2019 com o Departamento Antidrogas dos EUA (DEA).