Política Joias
Ex-ministro Bento Albuquerque presta depoimento à PF sobre joias nesta terça (14)
Albuquerque representou o Brasil no mesmo evento que Bolsonaro esteve no país
14/03/2023 07h36 Atualizada há 3 anos
Por:
Ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque

O ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, prestará depoimento à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (14) sobre as joias trazidas ao Brasil em 2021 depois de visita à Arábia Saudita.

Albuquerque representou o Brasil em um evento no país em que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) havia sido convidado em outubro de 2021. Ao fim do compromisso, o príncipe Mohammed bin Salman Al Saud entregou ao então ministro um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes avaliados em 3 milhões de euros, o equivalente a R$16,5 milhões.

Tanto o ex-chefe de Minas e Energia quanto sua equipe de assessores viajaram em voo comercial. Ao chegar ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no dia 26 daquele mês, um dos assessores foi impedido de levar os presentes já que os valores ultrapassam US$ 1.000.

A Receita Federal no Brasil obriga que sejam declarados ao fisco qualquer bem que entre no País cujo valor seja superior a essa quantia.

No documento é descrito que o assessor do ex-ministro, Antonio Carlos Ramos de Barros Mello, entregou ao Gabinete Adjunto de Documentação Histórica um estojo, contendo objetos da marca Chopard, como um masbaha rose gold; um relógio com pulseira em couro; um par de abotoaduras; uma caneta rose gold e um anel.