Agro Gripe Aviária MS
Governo MS promove ações preventivas contra influenza aviária no Pantanal
Equipes da Iagro percorrem o Pantanal para alertar sobre Gripe Aviária
16/03/2023 12h21 Atualizada há 2 anos
Por:
Equipe da Iagro orienta os pantaneiros sobre medidas preventivas em caso de Gripe Aviária

Uma comitiva da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), enviada pelo Governo de Mato Grosso do Sul está levando ao Pantanal adentro informações aos moradores sobre a manutenção da sanidade dos animais, em especial contra a influenza aviária.

O fiscal Claudio di Martino, integrante da comitiva informou sobre a ameaça da influenza aviária após registro recente de um caso em Cochabamba, na região andina da Bolívia, em um assentamento em Corumbá, a poucos quilômetros da faixa de fronteira seca com a Bolívia, sendo visto como estratégico para frear a entrada de doenças que afetam a sanidade animal no Brasil.

Várias informações foram compartilhadas para identificar casos de influenza aviária, sobre como proceder em caso de algum animal infectado ou sob suspeita, e todas as implicações que a zoonose pode trazer à saúde e impactar na economia.

Outros temas foram apresentados, como a implementação do Selo Arte - destinado aos que produzem produtos de origem animal de forma artesanal sejam atestados com uma certificação de qualidade - e o fim da vacinação contra a aftosa também foram abordados e discutidos com os moradores, que tiveram palavra aberta para fazer sugestões aos técnicos da agência sanitária.

Selo Arte

O Selo Arte é destinado àqueles que trabalham com produtos de origem animal de forma artesanal, e busca atestar a qualidade desses produtos através de uma certificação.

Essa medida é de extrema importância para garantir a segurança alimentar dos consumidores e valorizar os produtores que se dedicam à produção artesanal. 

A equipe também explicou sobre os procedimentos com o  fim da vacinação contra a febre aftosa, uma medida que visa a melhoria da saúde animal e que pode contribuir para a abertura de novos mercados para os produtores brasileiros.

Durante a reunião, os moradores tiveram a oportunidade de participar ativamente, fazendo sugestões e trocando informações com os técnicos da agência sanitária.

Material Informativo

Foram distribuídos gibis informativos, cujo formato foi usado para cativar os moradores conscientizando-os sobre a importância de se prevenir quanto a influenza aviária.

Os materiais impressos entregues aos assentados e as explicações dos servidores ajudaram a todos na compreensão de que o fluxo migratório das aves dissemina o vírus entre elas, sendo assim importante que aves domésticas não interajam com as silvestres.

Visitas

As visitas aos assentamentos e a fiscalização no posto de fronteira acontece há praticamente um mês, contudo vem sendo reforçada.

O grupo que visitou o Assentamento Taquaral nesta quarta e segue para a fazenda Novo Horizonte nesta quinta é formado pelo diretor-adjunto da Iagro, Cristiano Moreira de Oliveira; pelo gerente de Controle e Operações, Marco Aurélio Guimarães; pelo coordenador do Núcleo de Produtos Artesanais de Origem Animal, Wilson de Moraes Rodrigues Junior; pelo fiscal Claudio Di Martino; e pela assessora de comunicação Iza Olmos Rodrigues de Lima.

Quais as orientações?

Os principais sinais da doença nos animais são dificuldade respiratória, corrimento nasal e ocular, inchaço de cabeça, andar cambaleante, torcicolo e alta mortalidade. A transmissão ocorre por contato direto com aves contaminadas, mais especificamente com secreções. Evitar o contato com as aves, manuseio de animais doentes e a manutenção da limpeza do ambiente de criação são medidas de prevenção.

O Brasil nunca registrou nenhum caso da doença. Para comunicar a Iagro em qualquer suspeita da doença, o contato é o WhatsApp (67) 99961-9205, além da plataforma e-Sisbravet (Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária), e via internet:

https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action.