Política Explicações
Flávio Dino deve esclarecer na CCJ sobre 8/1 e visita ao Complexo da Maré
E sobre o sigilo aos registros da depredação obtidos por câmeras de segurança
27/03/2023 09h29 Atualizada há 2 anos
Por:
Dino esteve no Complexo da Maré sem escolta no dia 13 de março

O ministro da Justiça, Flávio Dino, deverá comparecer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para esclarecer questões relacionadas às mudanças na política de controle de armas do Governo Federal e às ações adotadas após os ataques e invasões ocorridos no dia 8 de janeiro.

Os deputados também querem explicações sobre a decisão de manter sob sigilo aos registros da depredação obtidos por câmeras de segurança no Palácio do Planalto.

Dino também deverá detalhar sua visita ao Complexo da Maré no dia 13 de março.

Outro ponto que deve ser discutido é a notícia-crime apresentada pelo ministro ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra deputados que divulgaram informações sobre a visita de Dino à comunidade da Maré.

Parlamentares apresentaram um requerimento para a convocação do ministro, mas o pedido foi transformado em convite após um acordo entre as lideranças partidárias.

A CCJ é presidida pelo PT, o que torna improvável a ausência de Dino.

Entre os assuntos em pauta está a restrição do acesso da população a armas de fogo e munições, decretada por Lula já no primeiro dia de mandato.

 

 

 

O líder do PL na Câmara, Carlos Jordy, chamou a medida de uma “tentativa de intimidação e censura”.

Dino também participará de outra audiência na Comissão de Segurança Pública da Câmara, no dia 11 de abril, em conjunto com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, juntamente com outros três ministros: a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Gonçalves Dias, e o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio de Almeida.