Política China
Dilma tem 1º dia como presidente do Banco dos Brics em Xangai
A cerimônia de posse acontece amanhã (29)
28/03/2023 09h52 Atualizada há 2 anos
Por:
Dilma foi recebida na sede do banco, em Xangai

Dilma Rousseff começou, nesta terça-feira (28), seu primeiro dia de mandato como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como “Banco dos Brics“. Ela foi recebida na sede do banco, em Xangai, a maior cidade da China.

A expectativa é de que haja uma cerimônia de posse para Dilma amanhã (29), apesar de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter cancelado sua ida ao país por conta de uma "pneumonia".

Se a posse for adiada por tempo indeterminado, porque ainda não se sabe para quando Lula remarcará a viagem, a sinalização pode ser negativa, afinal só restam dois anos de mandato do Brasil à frente da instituição.

Dilma foi eleita presidente do banco dos Brics na última sexta-feira (24).

“Banco dos Brics“

A instituição financeira foi criada em 2014 pelos Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O conselho de governadores do banco, formado pelos ministros da Fazenda dos países fundadores do NDB, mais os representantes dos quatro novos integrantes (Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e Uruguai), se reuniram por videoconferência para votar a indicação de Dilma.

A petista foi sabatinada pelas autoridades estrangeiras ao longo deste mês, depois que o NDB comunicou o início da troca de comando. Ela substituirá o diplomata e economista Marcos Troyjo, ex-integrante da equipe do ex-ministro da Economia Paulo Guedes

Indicada por Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma era candidata única. Ela ficará no cargo para completar o mandato brasileiro, até julho de 2025.

A eleição de Dilma para o Banco dos Brics marca o retorno da petista a um cargo público, sete anos após ela ter sido afastada da Presidência da República, em agosto de 2016.