Política “shadow cabinet”
Dallagnol lidera parlamentares para fiscalizar ministérios do Governo
O grupo de trabalho será composto por 27 membros
12/04/2023 10h01 Atualizada há 2 anos
Por:
Os parlamentares vão fiscalizar o Governo Federal

Parlamentares de oposição anunciaram, na terça-feira (11), a criação do “Gabinetes de Fiscalização Especializada”, um grupo de trabalho composto por 27 membros, sendo 22 deputados federais e cinco senadores, cada um responsável por uma área específica.

Inspirado no modelo de “shadow cabinet” de países parlamentaristas, como Reino Unido, Austrália, Dinamarca, Portugal e Espanha, o grupo tem como objetivo fiscalizar cuidadosamente as ações do Governo Federal.

De acordo com o estatuto oficial do grupo, os parlamentares realizarão um acompanhamento crítico e técnico da rotina do Planalto e da Esplanada dos Ministérios, produzindo trimestralmente relatórios e análises.

Durante a coletiva de imprensa no Salão Verde da Câmara dos Deputados, o deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que ocupa o cargo de secretário do grupo, destacou que o objetivo é colocar as necessidades da sociedade brasileira no centro do parlamento brasileiro.

Com essa iniciativa, a oposição busca aprimorar a fiscalização parlamentar e garantir que as ações do Governo Federal sejam fiscalizadas de forma específica e focalizada, visando sempre o combate à corrupção.