Política Sérgio Moro
Após prisão restabelecida, volta de Tacla Duran é incerta
Réu da Lava Jato sob a acusação de lavagem de dinheiro
14/04/2023 09h35
Por:

O advogado Rodrigo Tacla Duran está com o retorno da Espanha para o Brasil indefinido após ter sua ordem de prisão restabelecida pelo magistrado Marcelo Malucelli, da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), na última terça-feira (11).

O advogado trabalhou na Odebrecht de 2011 a 2016 e é réu da Lava Jato sob a acusação de lavagem de dinheiro. Morando na Espanha, é considerado foragido da Justiça.

Duran retornou às chamadas da mídia após prestar depoimento ao juiz Eduardo Appio, no último dia 27 de março, afirmando ter sofrido tentativas de extorsão por pessoas próximas do ex-juiz Sergio Moro para não ser preso. A denúncia de Duran fez com que Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol se tornassem alvos de notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF).

O advogado era esperado no Brasil para prestar outro depoimento a Appio, podendo fazer possíveis novas denúncias. Entretanto, seu retorno voltou a ser uma incógnita após ter seu mandado de prisão preventiva restabelecido por Malucelli.

O mandado de detenção contra Tacla Duran foi emitido em 2016 pelo até então juiz Sergio Moro, entretanto, acabou suspenso por Eduardo Appio, novo titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, que também inseriu o advogado no programa federal de proteção a testemunhas. Contudo, a suspensão foi revertida na última terça.