Para dar fim a hipóteses e probabilidades, o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, divulgou ontem (17) em suas redes sociais um vídeo em que afirma por diversas vezes o posicionamento do partido: "Não seremos base do Governo Lula".
A afirmação já havia sido feita pela presidente algumas vezes, em especial na semana passada em uma entrevista. “Se me der cinco ministérios, não viramos base. Primeiro que eu não tenho como aceitar, não tenho nome para indicar. Não vou indicar”.
No vídeo divulgado, o deputado federal Marcos Pereira diz que o Republicanos não será oposição do Brasil. Todos os projetos de lei serão estudados, avaliados e se fizerem sentido serão aprovados. Além disso, diz ser legítimo algumas aproximações pontuais de parlamentares, visando o benefício do seu estado, mas que não significa uma elaboração de base.
"O Republicanos seguirá independente, até o dia 31 de dezembro de 2026 até o final do mandato do Governo Lula, porque nosso manifesto político é claro. Somos conservadores e liberalistas econômicos [...] Por favor, você que é do Republicanos e você que é da imprensa, aconteça o que acontecer nos movimentos daqui para frente se o partido será base do governo, porque não será", afirma Marcos Pereira.