Segunda, 15 de Setembro de 2025

Bolsonaro nomeia Liana Chaib como nova ministra do TST

Senado aprova ministra com 60 votos favoráveis a 2 e duas abstenções!

26/11/2022 às 08h11 Atualizada em 28/11/2022 às 05h06
Por: Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Liana Chaib nasceu em Teresina (PI), é doutora em direito constitucional e desembargadora desde 2001.
Liana Chaib nasceu em Teresina (PI), é doutora em direito constitucional e desembargadora desde 2001.

O presidente Jair Bolsonaro nomeou a juíza trabalhista Liana Chaib para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), nesta sexta-feira (25). 

A nomeação está no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL):

“O presidente da República, no uso da atribuição que lhe conferem o art. 84, caput, inciso XIV, e o art. 111-A, caput, inciso II, da Constituição, resolve nomear Liana Chaib para exercer o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho”, diz a publicação.

O Plenário do Senado aprovou, com 60 votos a 2 (e duas abstenções), a indicação da juíza trabalhista Liana Chaib (MSF 72/2022) para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O relator da indicação foi o senador Marcelo Castro (MDB-PI) - "Eu tive a honra de relatar o nome da doutora Liana Chaib para ministra do Tribunal Superior do Trabalho. É uma das pessoas mais qualificadas do direito e justiça do estado do Piauí. Ela vem de uma geração de juristas, seu pai foi um dos maiores juristas do nosso estado, Jorge Azar Chaib", afirma Marcelo Castro no Plenário.

A juíza já foi desembargadora-presidente, desembargadora vice-presidente e corregedora do seu atual tribunal. Também no TRT, foi vice-diretora da Escola Judicial. Ela vai ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Renato de Lacerda Paiva.

Ela também afirmou na ocasião que vai continuar na busca da justiça social e inclusiva de trabalhadores, empresários e produtores:

"Estou convicta dos desafios que enfrentarei, seja em relação ao elevadíssimo número de causas que deságuam no Tribunal Superior do Trabalho diariamente, seja em relação à complexidade das questões contidas nessas demandas, que espelham em total medida as multifacetadas necessidades provenientes da sociedade em constante transformação", disse Liana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários