Terça, 11 de Novembro de 2025

Brasil terá inflação menor em 2023 e até maior crescimento diz otimismo do Ipea

Visão Geral de Conjuntura adota revisão de perspectivas sobre o país

06/07/2023 às 09h22
Por: Fonte: Com informações da Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Três meses que fizeram o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), curiosamente, traçar um novo panorama sobre o Brasil, na última edição do documento "Visão Geral da Conjuntura". Nas novas previsões, e as análises da entidade, a expectativa é que o país cresça mais, e que a inflação seja menor do que o esperado anteriormente para 2023. O motivo: um suposto dinamismo e avanços, além do esperado na economia.

A nova previsão do instituto é que o Produto Interno Bruto (soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país - PIB) cresça 2,2% em 2023. A antiga previsão, até março, era de um crescimento de 1,4%. Já a inflação deve ser menor. A previsão da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 5,6% para 5,1% em 2023.

De acordo com o relatório, a revisão da previsão do PIB em 2023 ocorreu após o crescimento dos primeiros três meses do ano ter superado as expectativas do Ipea. A previsão do instituto para o período era um crescimento de 1,2% em relação ao período anterior, ou seja, em relação aos últimos três meses de 2022, e que avançasse 2,7% em comparação com os primeiros três meses de 2022. O crescimento, no entanto, foi maior, 1,9% em relação ao trimestre anterior e 4% em relação ao mesmo período de 2022.

A inflação menor que a esperada, por sua vez, ocorre também devido à valorização do real brasileiro, que junto com a deflação das cotações das commodities resulta em força que pressiona para baixo os preços no atacado, induzindo a um cenário de desinflação no varejo e nos preços ao consumidor. Para o restante do ano, portanto, a perspectiva é, segundo a análise divulgada, de estabilidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários