
O Ibovespa teve as suas primeiras horas de operação com alta nesta sexta-feira (7), impulsionada pelo alívio dos investidores após a divulgação dos dados de empregos nos EUA, que ficaram abaixo das expectativas, e a aprovação da reforma tributária. Por volta das 10h15, o Ibovespa registrava alta de 0,26%, atingindo 117.727 pontos. Enquanto isso, o dólar apresentava queda de 0,84%, sendo negociado a R$ 4,88.
Nos Estados Unidos, foram criados 209 mil empregos não-agrícolas em junho, de acordo com o relatório do Departamento de Trabalho divulgado nesta sexta-feira. Os economistas consultados pela Reuters projetavam a adição de 225 mil empregos no período. Esses dados trazem alívio ao mercado em relação às expectativas de aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve.
“Acabou de sair o dado de criação de emprego nos EUA, o Payroll. Com o dado de hoje indicando uma criação de empregos em linha com o esperado pelo mercado, e até levemente abaixo, o dólar deve devolver parte da forte alta de ontem com esses dados de hoje, trazendo mais alívio para as bolsas como um todo, e um apetite maior a risco por parte dos agentes”, disse Andre Fernandes, da A7 Capital.
No cenário nacional, os investidores estão repercutindo a aprovação da reforma tributária em uma votação considerada histórica. A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da reforma na madrugada desta sexta-feira.
A aprovação dessa medida, que seguirá para o Senado após a análise dos destaques em segundo turno, representa um marco após décadas de discussão sobre o tema no Congresso. Essa conquista é importante não apenas para o governo, que a considera uma prioridade, mas também para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que apoiou ativamente a proposta e trabalhou por sua aprovação.