Já de olho em efeitos da Rota Bioceânica e desenvolvimento que deve se acentuar no Paraguai, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, realizou uma visita inédita oficial ao país vizinho de Mato Grosso do Sul. Na pauta, um fortalecimento maior dos laços que possam unir as duas nações.
"Sempre houve uma amizade muito grande e que está se desenvolvendo e aumentando cada vez mais", declarou o chefe de Estado em um encontro com a comunidade italiana em Assunção.
A viagem dá sequência a uma passagem pelo Chile e deve ser concluída neste sábado (8) com uma visita à hidrelétrica de Itaipu, na fronteira com o Brasil.
"A assonância que liga os dois países nos valores é um motivo para elevar a colaboração em todos os campos, político, econômico e cultural", acrescentou Mattarella, que é o primeiro presidente italiano a visitar o Paraguai.
Em sua visita ao Paraguai, o chefe de Estado italiano também se reuniu com o presidente Mario Abdo Benítez e com o mandatário eleito Santiago Peña, que toma posse em agosto.
Além disso, afirmou que a cúpula entre a União Europeia e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em 17 e 18 de julho, poderá ser um suporte para a paz no mundo.