O filme “Nefarious" foi produzido por dois católicos devotos e fiéis, Cary Solomon e Chuck Konzelman. Eles foram os produtores e diretores do filme pró-vida Unplanned (Não Planejado), que retratou a conversão de Abby Johnson, diretora da clínica de abortos Planned Parenthood.
Enquanto a tendência do cinema se concentra em exibir raiva demoníaca e terror, 'Nefarious' não o faz, mas muito habilmente exibe o desejo insaciável do Diabo e sua inteligência formidável. Muito menos preocupado com a ostentação do que em demonstrar o pensamento e o caráter intelectual do Diabo, o filme retrata com precisão como ele sufoca a esperança de sua vítima, com pensamento astuto, cuidadoso e inteligente.
O roteiro, riquíssimo em informações, também nos faz entender a visão que o demônio tem de Deus Todo-poderoso, o Criador e de Jesus Cristo, o Carpinteiro. Detalhando inclusive as consequências de sua influência no ser humano e na sociedade. Muito interessante. Eu altamente recomento que todos assistam e tenham uma aula de teologia bem racional e extraordinária.
Os diálogos sobre a eterna luta do bem e do mal são excelentes, mas a atuação de Sean Patrick Flanery é simplesmente espetacular. Nefarious estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 14 de abril de 2023. No Brasil, não há previsão de lançamento.
Os críticos deram uma avaliação péssima, chegando à casa dos 35%, já o público que foi ao cinema assistir, deu uma excelente avaliação, batendo no teto dos 96%. Seguindo a tendência dos filmes cristãos independentes, Hollywood rebaixou e desclassificou o filme, mas o público, desconectado do poder da mídia da indústria cinematográfica americana, lotou as salas de projeção.