Sexta, 07 de Novembro de 2025

No Brasil cresce casos de infarto em jovens de até 30 anos

Média mensal de internações por infarto dobrou nos últimos 15 anos

31/07/2023 às 10h00
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), com base nos dados do Ministério da Saúde, os casos de infartos entre jovens de até 30 anos, teve um crescimento de 10% acima da média. No Brasil, os registros por mês  mais que dobrou nos últimos 15 anos, e a média mensal de internações decorrentes subiu 160% no mesmo período.   

O levantamento aponta que a média mensal de internações por infarto passou de 5.282 para 13.645 entre homens e , de 1.930 para 4.973 entre as mulheres. Esse aumento tem chamado a preocupação da comunidade médica. Com a noticia de que Bronny James, o filho de 18 anos do astro da NBA Lebron James, sofreu uma parada cardíaca enquanto treinava com o time de basquete da Universidade da Califórnia levantou mais uma vez o alerta para a incidência de infarto de jovens.

Para a comunidade médica esse crescimento esta ligado aos nossos novos hábitos de vida, problemas congênitos e  a um crescente consumo de  alimentos ultraprocessados e até mesmo de drogas.  Ainda de acordo com médicos, as duas principais causa de morte da população hoje são relacionadas a problemas cardiovasculares: o ataque cardíaco e o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários