O ator Mark Ruffalo, que fez campanha a favor de Luiz Inácio da Silva (PT) nas eleições de 2022, criticou o presidente e as deliberações que resultaram da Cúpula da Amazônia, nesta quinta-feira (10).
Para o intérprete de Hulk nos filmes dos estúdios Marvel, faltam “metas concretas” para combater o desmatamento da floresta amazônica. Ele usou suas redes sociais para dizer que o Lula é um dos seus heróis, mas que parte o coração dele ver a Declaração de Belém da Cúpula da Amazônia não tem “metas concretas” para proteger a floresta.
O ator hollywoodiano ainda ressalta que “a emergência para proteger a Amazonia é uma emergência climática, e nós não temos tempo a perder”.
A Cúpula da Amazônia começou na última terça-feira (8), e reuniu todos os países em que está a Floresta Amazônica; Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além do Brasil.
Foi lançada a Declaração de Belém, um protocolo com metas para os países signatários no primeiro dia. O documento não colocou o desmatamento zero como meta, tampouco elencou o fim da exploração do petróleo na região como horizonte.
O ator ainda pediu a Lula que leve as demandas de proteção da Amazona para a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), marcada para o dia 15 de setembro.
Ruffalo ainda ressaltou “Seja corajoso”. O ator disse que milhões de anos de uma evolução preciosa nos levaram até este momento sem precedentes, quando semanas antes da Assembleia, Lula podia mudar nosso destino. “Nós estamos com você e estamos de olho. Vamos fazer isso, pediu ele.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.