Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Coreia do Norte: Kim Jong-un ordena que exército se prepare para a ‘guerra’

O chefe de Estado-Maior, Pak Su-il, foi substituído por Ri Yong-gil, o atual ministro da Defesa

11/08/2023 às 11h04 Atualizada em 11/08/2023 às 11h13
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, pediu ao Exército que se prepare “ofensivamente” para uma possível guerra, diante do aumento da tensão na península e, determinou reforço na produção das fábricas de munição no país.

Durante uma reunião da Comissão Militar Central do partido único norte-coreano nesta quarta-feira (9), Kim fez algumas declarações. De acordo com a agencia de notícias estatal KCNA, ele que resumiu e analisou minuciosamente a situação atual na península coreana e em seus arredores e chegou à conclusão de intensificar os preparativos do Exército para a guerra de ‘forma ofensiva’.

O ditador norte-coreano destacou que “a preparação de um Exército forte é fundamental para a implementação de um plano militar estratégico” e pediu que as Forças Armadas de seu país aprimorem suas capacidades de ataque e aumentem a implantação de recursos móveis e testes como um “impedimento” para provocações de forças hostis.

Kim enfatizou a necessidade de todas as instalações industriais de munição avançarem com a produção de várias armas e equipamentos para atender as necessidades operacionais.

O líder norte-coreano “estabeleceu a meta de expandir a capacidade de produção de armas”, acrescentou a KCNA, sem entrar em detalhes. O chefe de Estado-Maior, Pak Su-il, foi substituído por Ri Yong-gil, o atual ministro da Defesa, mas não foi divulgado se ele vai acumular os cargos.

Essa foi a quarta reunião militar do tipo realizada em Pyongyang – as outras aconteceram em fevereiro, março e abril – e acontece pouco antes de os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizarem suas manobras militares conjuntas no final deste mês.

A Coreia do Norte considera esse exercício uma preparação para a invasão de seu território.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana
Venezuela x EUA Há 2 meses Em Internacional

Escalada EUA–Venezuela: tensão cresce e clima de pré-operação militar domina o fim de semana

Alerta aéreo, movimentação naval americana e sinais de guerra psicológica elevam o risco de uma operação ativa; oposição venezuelana observa e calcula seus próximos passos
Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional
Acidente Há 2 meses Em Internacional

Avião da Embraer com ministro a bordo pega fogo no Congo e liga alerta Internacional

O Jato Embraer ERJ-145, operado pela Airjet Angola, saiu da pista e pegou fogo durante o pouso em Kolwezi, na República Democrática do Congo, com o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba, e membros de sua equipe a bordo. Todos conseguiram evacuar antes que as chamas tomassem a aeronave. Autoridades investigam as causas do grave incidente, que repercute no setor aéreo internacional. Avião da Embraer com Ministro a Bordo Pega Fogo no Congo; Todos Sobrevivem
Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região
Política Há 2 meses Em Internacional

Chile define segundo turno e redesenha o mapa ideológico da região

Primeiro turno mostrou uma forte fragmentação — a soma das candidaturas de direita dominou a disputa e deixa Kast em posição de favorito rumo ao segundo turno em 14 de dezembro. O resultado reposiciona a região ideologicamente e acende o debate sobre união das direitas e capacidade de coalizão da esquerda
Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país
Internacional Há 2 meses Em Internacional

Relações entre Brasil e Moçambique fazem 50 anos e Lula viaja ao país

Intercâmbio comercial os países foi de US$ 40,5 milhões em 2024