Sexta, 12 de Setembro de 2025

Dia 8 de Janeiro, a bomba relógio do PT

Conversa de WhatsApp de ex-diretores da Abin confirma que houve coordenação entre Palácio do Planalto e manifestantes invasores

17/08/2023 às 08h30 Atualizada em 17/08/2023 às 08h31
Por:
Compartilhe:
Dia 8 de Janeiro, a bomba relógio do PT

Segundo reportagem do site Metrópoles, em diálogo privado no WhatsApp, a cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), à época do 8 de Janeiro, disse haver “hipótese forte” de que a equipe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, chefiada por Gonçalves Dias, tenha facilitado a entrada de vândalos no local onde armas eram guardadas no Palácio do Planalto.

 

Uma conversa privada entre o ex-Diretor da Abin, Saulo Moura da Cunha, e o ex-Secretário de Planejamento e Gestão da Agência, Leonardo Singer, já com imagens e informações da invasão, Saulo demonstra temor de que a atuação da Abin viesse a ser questionada e pediu que Singer fizesse um levantando de todos os alertas que a ABIN enviou a todos os órgãos públicos interessados, na véspera da invasão (8/1), inclusive ao GSI.

 

Após avaliar o relatório de todos os alertas que o órgão disputou, o ex-chefes ABIN respira aliviado e declara: “cara, estamos cobertos”, ao que Singer responde: “A princípio, sim. Precisamos agora apresentar aquele material ao GDias. E outra: de alguma maneira temos que dizer a ele que alguém(s) da equipe dele facilitou a entrada dos manifestantes nos recintos onde armamento estava armazenado. Não é fácil entrar e nem é fácil achar isso”.

 

Neste momento do diálogo, Singer, meio apreensivo com sua própria lógica, dispara: “Uma hipótese forte é coordenação entre gente do GSI e gente da manifestação. Claro, insinuar isso [ao GDias] com muita leveza e sabedoria, preservando os próprios c*s”, “isso”, concordou o ex-chefe da ABIN.

 

Logo após as primeiras investigações das invasões do dia 8 de janeiro, Lula determinou que Saulo e Singer deixassem os cargos que ocupavam na ABIN. Nesta quarta-feira (16/8), o ex-chefe do GSI, GDias passou a ser oficialmente investigado pelos atos antidemocráticos, por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários