Sexta, 12 de Setembro de 2025

Projeto de lei que prevê auxílio-moradia para vítimas de violência doméstica é aprovado

A proposta reforça a proteção já oferecida pela Lei Maria da Penha para que as vítimas possam encontrar moradia se estiverem em uma situação de vulnerabilidade ou ameaça

17/08/2023 às 11h55
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O projeto de lei que prevê auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica foi aprovado nesta quarta-feira (16) pelo Senado federal. A proposta reforça a proteção já oferecida pela Lei Maria da Penha para que as vítimas possam encontrar moradia se estiverem em uma situação de vulnerabilidade ou ameaça dentro do próprio lar.

 

Ainda é preciso que o presidente da República sancione o projeto para virar lei. O texto estabelece o prazo máximo de seis meses de duração do auxílio para cada mulher atendida. “Demonstra sua natureza temporária e delimita seu impacto financeiro, o que reforça a viabilidade da sua implementação", afirmou a relatora do projeto, senadora Margareth Buzetti (PSD-MT).

 

Os estados e municípios deverão arcar com os gastos com recursos destinados a benefícios eventuais de assistência social. O projeto determina também que o pagamento do aluguel seja concedido por um juiz.

A senadora Margareth disse ainda que essa será a primeira ação de inauguração do Agosto Lilás. A Campanha Agosto Lilás traz reflexão sobre mulheres em situação de violência. A Lei Maria da Penha completou 17 anos em vigor, no último dia 7.

 

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários