Na manhã desta sexta-feira (18), o comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Klepter Rosa Gonçalves, foi preso pela Polícia Federal em uma operação que investiga as invasões do dia 8 de janeiro. Outro alvo do pedido de prisão foi o ex-comandante da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira. As prisões foram determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Eles são acusados de omissão pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
O coronel da PMDF preso hoje é o mesmo que deixou a tropa em casa, mesmo tendo recebido vários alertas de ataques no dia 08/01. Atualmente, ele é o comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, devido à promoção que o Interventor indicado por Lula o concedeu, aparentemente como prêmio por não interferir nas invasões e ataques de manifestantes aos três poderes.
Nas redes sociais, o senador Magno Malta (PL-ES) faz questão de lembrar que outras tropas, como a do GSI (sob o comando do chefe do GSI, general G. Dias) e a Guarda Nacional (sob o comando do Ministro da Justiça, Flávio Dino), também não agiram e deram ordens de ação questionáveis no dia da invasão.
Com os avanços da CPMI do dia 8 de janeiro, e os verdadeiros culpados por omissão criminosa sendo convocados para depor, espera-se que se chegue aos responsáveis pela organização da invasão e que eles sejam punidos com o rigor da lei, juntamente com seus executores.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.