Sábado, 06 de Setembro de 2025
Publicidade

Equador: eleições vai ter embate entre esquerdista e empresário liberal

O segundo turno das eleições no Equador vai ser disputado entre a candidata de esquerda Luisa González e o empresário liberal Daniel Noboa

21/08/2023 às 08h30
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O segundo turno das eleições no Equador vai ser disputado entre a candidata de esquerda Luisa González, do partido Revolución Ciudadana, e o empresário liberal Daniel Noboa, do movimento Acción Democrática Nacional, a ser disputado em 15 de outubro.

Com 70% da apuração já concluída, González, aliada do ex-presidente Rafael Correa, liderava a disputa com 33,1% dos votos. A candidata adotou um discurso de união entre os equatorianos, após o avanço na contagem, para tirar o país da crise institucional e de segurança, ante uma eleição marcada pela violência.

Já o adversário, Daniel Noboa, tinha 24%. Filho do empresário e ex-candidato Álvaro Noboa, ele destacou que a disputa oferece uma oportunidade para derrotar o correísmo – alusão ao movimento liderado pelo ex-presidente Rafael Correa.

Apesar da entrada dos dois no segundo turno não estivesse garantida matematicamente, os demais candidatos reconheceram o resultado com base nas projeções.

A eleição registrou uma participação recorde de eleitores. Ao todo, 82,26% DOS 13,4 milhões de equatorianos aptos a votar foram às urnas.

A disputa foi marcada por uma profunda crise institucional e de segurança, que atingiu seu ponto mais crítico com o assassinato a tiros do candidato Fernando Villavicencio, no dia 9 de agosto.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários