Leonardo Singer, ex-secretário de Planejamento e Gestão da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), informou em mensagem a seu superior sobre a necessidade de alertar o então ministro do GSI, general Gonçalves Dias, sobre a existência de um infiltrado que teria facilitado o acesso de extremistas a armas guardadas no Palácio do Planalto durante as invasões do 8 de janeiro.
"De alguma maneira temos que dizer a ele [Gonçalves Dias] que alguém da equipe dele facilitou a entrada dos manifestantes nos recintos onde o armamento estava armazenado", disse Singer em mensagem enviada ao ex-diretor-adjunto da Abin Saulo Moura Cunha.
Foram roubados pelos vândalos que invadiram o Palácio do Planalto armas letais e não letais do GSI e também foram levados documentos e munições.
Singer prossegue: "Não é fácil entrar e nem é fácil achar isso. Uma hipótese forte é coordenação entre gente do GSI e gente da manifestação", diz o ex-secretário, sugerindo que a agência se preservasse ao "insinuar isso tudo com muita leveza e sabedoria" ao então ministro. Saulo Cunha responde: "Isso".
De acordo com o site R&, uma possível extinção do GSI ganhou força após as invasões. A pasta já estava sendo esvaziada no início do governo Lula, com mais de 200 de exonerações antes mesmo dos atos extremistas. Em março, Lula transferiu o comando da Abin para a Casa Civil, enfraquecendo ainda mais o GSI.
Há, no entanto, uma investigação interna para identificar possíveis infiltrados. Na terça-feira (29), o ministro do GSI, Marcos Amaro dos Santos, demitiu o coronel do Exército Brasileiro Carlos Onofre Serejo Luz Sobrinho da função de coordenador-geral da pasta por suposto envolvimento com os atos.
A mesma investigação interna do GSI que acusou Luz Sobrinho de envolvimento nos atos de vandalismo concluiu que o então ministro da pasta à época dos episódios, general Marco Edson Gonçalves Dias, conhecido por G. Dias, não teve culpa pela invasao e depredacao do Palácio do Planalto.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.