Sexta, 01 de Novembro de 2024
Publicidade

Lula não é só mentiroso, ele é a incorporação da própria mentira

"Eu nem sabia da existência deste Tribunal"

12/09/2023 às 09h26 Atualizada em 12/09/2023 às 10h22
Por: Pedro Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Após passar mais uma vergonha aos olhos da comunidade internacional e do presidente americano Joe Biden ter repreendido seu vassalo, o presidente Lula recuou e deu outra versão sobre eventual prisão do presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso o mandatário venha ao Brasil. 

Continua após a publicidade
Anúncio

O presidente brasileiro ficou tão desmoralizado e humilhado com tanta reprimenda e crítica que recebeu, que em uma entrevista coletiva concedida para tentar corrigir seu erro tosco, se viu obrigado a mentir e se passar por leso, tal qual um bandido na presença do delegado. 

Lua afirmou na coletiva que não sabia que o Tribunal Penal Internacional existia; mas o advogado do Presidente petista, Cristiano Zanin, atualmente Ministro do STF, quis recorrer a este mesmo Tribunal contra a Lava Jato, na tentativa de evitar sua prisão em 2018. 

- https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2018/08/23/interna_politica,701498/lula-vai-recorrer-a-corte-de-haia.shtml

Lula não sabia da existência do TPI, mas em visita à Espanha no final de abril passado, ele sugeriu que Bolsonaro fosse julgado por este Tribunal Internacional, devido, segundo o petista, a atuação do ex-presidente no gerenciamento da pandemia da Covid. 

- https://www.cnnbrasil.com.br/politica/bolsonaro-tem-que-ser-julgado-em-tribunal-internacional-por-atuacao-na-pandemia-diz-lula/

”Porque o Brasil é signatário (do Tribunal Penal Internacional)? Eu quero saber o que é a grandeza que fez o Brasil tomar essa decisão de ser signatário?”

Continua após a publicidade

Ainda na coletiva, Lula disse querer saber quem cometeu a “baixaria” de adicionar o Brasil no TPI; mas a PEC que formalizou a adesão do Brasil ao Tribunal Penal Internacional foi promulgada pela Câmara Federal em 2004, sob a presidência do Deputado petista, João Paulo Cunha. 

- https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc45.htm

 

O próprio Lula, então presidente em 2004, não só apoiou formalmente a adesão do Brasil, como também assumiu o compromisso de complementar a legislação brasileira e buscar o fortalecimento do Tribunal. 

- https://web.archive.org/web/20230911121511/https://www.camara.leg.br/noticias/46014-tribunal-penal-internacional-ganha-forca-no-brasil/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários