O site Terra Brasil Notícias publicou um levantamento feito pelo Instituto da Democracia no final do mês passado, com o perfil ideológico da população brasileira. A pesquisa foi feita de forma espontânea, onde o Instituto apresentou aos entrevistados um questionário com uma escala numérica de 1 a 10, sendo 1 = esquerda, 5 = centro e 10 = direita.
A população brasileira, naturalmente isenta e neutra em sua grande maioria, começou a se despertar ideologicamente durante a Operação Lava-Jato e este “acordar” de uma gigante conservador adormecido, teve seu auge no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar da agressão que foi o último processo eleitoral e a posse dolorida do atual presidente, este “boom” se mantém inalterado.
Além do Brasil ter uma parcela maior de pessoas que se declaram espontaneamente de direita e apesar de todo o esforço dos meios de comunicação majoritariamente socialistas, a grande maioria da população de nosso país tem hoje opiniões claramente conservadoras, quando são questionados nas chamadas pautas de costumes. Para se ter uma ideia, 79% são contrários à legalização do aborto e 70% se opõem à descriminalização do uso das drogas.
A pesquisa teve uma abrangência nacional e foi realizada com 2.558 entrevistas presenciais de eleitores, em 167 cidades de todas as regiões do país, entre os dias 22 e 29 de agosto. O levantamento foi financiado pelo CNPq e pela Fapemig. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.
Temos esperança!